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Como construir uma marca pessoal sustentável nas redes sociais

O posicionamento de cada indivíduo diante do mercado em que atua é responsável pela imagem que será transmitida para outras pessoas. Ao longo do tempo esse posicionamento individual é conhecido como marca pessoal. “Uma marca pessoal de representatividade é o que vai diferenciá-lo de outras pessoas no mundo, tanto na esfera pessoal quanto na profissional”, afirma Juliana Palermo, especialista de marketing da Stato.

Devido ao alcance da internet e a exposição das pessoas nas plataformas sociais, o processo de construção dessa marca nunca foi tão importante. Ao passo que as redes sociais possibilitam a qualquer pessoa comunicar seus anseios, posicionamentos e capacidades em tempo real, elas permitem interpretações e reações quase que ao mesmo tempo. Nesse sentido, de forma mais estruturada ou não, a marca pessoal precisa de uma estratégia que, por sua vez, precisa de objetivos.

Os objetivos podem englobar o reforço do posicionamento da pessoa no mercado, ou mesmo o destaque como especialista em determinado assunto, ou como formador de opinião. “Para atingir tais objetivos, a pessoa pode utilizar as mídias sociais para fazer networking em contato com profissionais de diversas áreas, ex-colegas de trabalho, formadores de opinião e até possíveis clientes”, enfatiza Juliana.

Para otimizar o processo de construção da marca pessoal, confira algumas dicas da Stato:

1. Complete e atualize seu perfil com boa foto e dados corretos;
2. Utilize palavras-chave que identifiquem quem você é para que seja encontrado(a) com mais facilidade;
3. Planeje seu conteúdo, faça postagens que demonstrem seu conhecimento em sua área de atuação;
4. Compartilhe ideias, dicas e novidades sempre com a sua opinião;
5. Comente as publicações de seus colegas que sejam relacionadas;
6. Crie posts que busquem engajamento e faça relacionamento;
7. Seja criativo, pense em posts que chamem a atenção do público, gerando interação quanto ao conteúdo publicado;
ü Crie uma chamada para a ação, se você quer que alguém comente ou compartilhe algo, deixe isto explícito no texto e se envolva com os comentários;
8. Aproveite a oportunidade para desenvolver relacionamentos.

Carreira corporativa

Pensou em carreira corporativa? Crie um perfil no LinkedIn. Presente em mais de 200 países, o LinkedIn é a maior rede profissional do mundo com 443 milhões de usuários. Utilizada não somente para a busca de emprego, a rede possibilita desenvolver uma estratégia pessoal focada em networking, sendo que 80% dos decisores e formadores de opinião se encontram nessa rede e 75% das pessoas que estão na rede querem fazer contatos importantes.

Além disso, ele pode ser uma fonte de geração de negócios e leads e impulsionar sua presença profissional na internet, aumentando suas chances de aparecer no Google. “Com o perfil atualizado e o mais completo possível, o profissional chamará atenção dos recrutadores, que consideram a rede social uma importante ferramenta para encontrar e conhecer melhor os candidatos”, alerta Juliana.

Contudo, as redes sociais funcionam como uma vitrine e podem ser acessadas a qualquer momento, por isso, a visibilidade e o excesso de exposição proporcionada pode trazer riscos ao indivíduo/candidato, pois o recrutador pode encontrar algo que resulte na desistência da contratação. Portanto, tenha cuidado com os conteúdos compartilhados.

O que evitar nas redes:

- Reclamar do trabalho, colegas ou chefes;
- Mostrar nas redes sociais alguém que você não é, seja autêntico;
- Perder o controle ao discutir política, religião e outros temas polêmicos;
- Falar muitos palavrões;
- Preste atenção na ortografia;
- Demonstrar preconceito e intolerância.

O que postar para tornar seu marketing pessoal interessante:
- Publique suas conquistas;
- Divida suas experiências;
- Compartilhe notícias sobre a área;
- Compartilhe eventos;
- Interaja, comente, dê sua opinião – sempre de forma respeitosa.

Por fim, utilize os recursos que as redes disponibilizam. No LinkedIn, por exemplo, existe um espaço dedicado para uploads de publicações que você já tenha feito, explore esse recurso. Já o Facebook é uma rede social para registrar e compartilhar acontecimentos de caráter pessoal, portanto, vale mostrar mais de quem você é: seus hobbies, gostos, etc.

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